instituto das religiosas do sagrado coração de maria
 
província portuguesa
 
IRSCM CEJG Comtigo FASCM Lares Obra Social Residências Universitárias Lares Universitários IRSCM CEJG Comtigo FASCM Lares Obra Social Residências Universitárias Lares Universitários Lares Obra Social Residências Universitárias Lares Universitários Lares Obra Social Residências Universitárias
 
Próximos Eventos
Não existem eventos a apresentar.
 
 

ONG Religiosas Sagrado Coração de Maria

Compromisso com a justiça


O IRSCM constituiu-se como uma ONG, junto das Nações Unidas, desde 2006, no sentido de ampliar e concretizar a sua missão "Para que todos tenham vida". Integra uma rede denominada JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) que faz parte das ONG's com assento no Conselho Económico e Social das Nações Unidas, na qualidade de consultores, desde 2013.

Esse estatuto dá voz ativa às RSCM, permitindo a participação nas sessões da ONU, apresentando testemunhos orais e escritos procurando influenciar o sistema, em favor dos valores da Justiça, da Igualdade e dos Direitos Humanos. Das grandes causas que estão presentes no trabalho desenvolvido a nível global e local pela rede JPIC podem destacar-se as questões relacionadas com o Direito à Educação, os Direitos das Mulheres, Crianças e Jovens e as questões gerais do Desenvolvimento Sustentável, alterações climáticas e ambiente.


Mensagem das Religiosas

“Como mulheres de paixão e compaixão, conscientes da nossa interconexão com toda a criação, queremos ser uma voz para os que não têm voz, comprometendo-nos a agir em colaboração com outros grupos que refletem os valores evangélicos de inclusão, reciprocidade e solidariedade. Queremos ser uma voz que revele a ternura de Deus e proclame a nossa espiritualidade RSCM de vida plena para todos.

Comprometemo-nos a usar a nossa voz para defender os direitos humanos ao abordar as seguintes questões:


  • - Cuidado da Casa Comum /Alterações climáticas;
  • - O abismo crescente entre ricos e pobres (globalmente, nacionalmente, localmente);
  • - Corrupção Governamental e Corporativa;

Queremos agir a partir de um lugar de esperança:


  • - Compartilhando histórias das RSCM e de outros;
  • - Usando redes sociais (sites, Facebook, Twitter etc.);
  • - Participar de campanhas apropriadas, que ofereçam uma plataforma/um lugar público para publicações, do nosso compromisso com a justiça, a paz e a integridade da criação;
  • - Identificar questões diversas e interconectadas; por exemplo, mudanças climáticas e novas doenças, como a COVID-19, bem como o ressurgimento do sarampo, malária e dengue; o fosso crescente entre ricos e pobres tem um impacto negativo extremo sobre as pessoas pobres com acesso limitado a alimentos, saneamento, saúde e educação.

Reconhecemos que cada Área do Instituto precisará responder a essas questões urgentes, de acordo com suas diversas realidades e possibilidades. Pretendemos criar vínculos com outras Equipes /Comissões do Instituto.”