Contavam-nas e liam-nas de maneira tão engraçada e sugestiva que ninguém se cansava de as ouvir. Cresci, pois, embalada pelos mais variados tipos de narrativas e tornei-me leitora compulsiva assim que aprendi a ler. Era ainda bem pequena quando, em vez de embrulhos diversos encontrei no sapatinho a coleção completa dos livros que desejava, seis volumes de uma vez só! Poucos presentes de Natal me terão dado tanta alegria.
As férias grandes eram então, de facto, muito longas.
A minha gente tinha por hábito passar uma temporada na praia e outra no campo com a parentela e grupos de amigos. Quase todas se esforçavam por proporcionar às crianças momentos agradáveis e estimulantes que muito apreciava. Mas nunca prescindi da “hora mágica” em que, de preferência sozinha, mergulhava nas páginas de um livro e partia para “longes terras” na companhia de personagens desconhecidas, muitas das quais passariam a integrar a família imaginária que só se adquire através da leitura. E assim se foi preparando o terreno para que, no ensino secundário tenha podido beneficiar de aulas de literatura absolutamente extraordinárias.
Frequentei o Colégio Sagrado Coração de Maria, em Lisboa.
Nos últimos anos fui aluna da Dra. Noémia Paiva Henriques, uma senhora de meia-idade austera e distante, que se transfigurava a apresentar os mais preciosos textos dos nossos mais prestigiados autores. Ao ouvi-la a ler em voz alta, vivemos horas de descoberta e de puro encantamento.
No final do ano letivo distribuiu a lista dos títulos que teríamos de ler antes do recomeço das aulas. Li todos e fiquei-lhe eternamente grata não só porque naquele verão tive por companheiros da “hora mágica” Herculano, Almeida Garrett, Camilo, Eça, mas também porque o debate espontâneo a respeito das suas obras animou o reencontro entre colegas.
A conversar, a comentar, a discutir (e como eramos firmes nas nossas opiniões) apercebemo-nos de que tínhamos amadurecido, passado a outro patamar, a outra fase da vida, ao limiar da vida adulta. E sentíamo-nos felizes!
Ana Maria Magalhães
Escritora